
Alguém já ouviu falar em Planet Hemp? Ou em Marcelo D2?
Hoje o assunto vão ser eles, e vou contar o que eu puder dessa banda.
Planet Hemp é uma bada de rap, rock, samba-rock e funk-rock, foi criada pelo nosso queridíssimo Marcelo D2, com seu amigo Skunk em 1993, no Rio de Janeiro. Os outros integrantes da banda principal são: Rafael, BNegão, Formigão e Bacalhau.
Vemos também (é só escutar uma música deles, hehe) que o grupo tem um posicionamento totalmente a favor da legalização da cannabis ativa (mais conhecida como maconha), e foram até acusados de fazer apologia ao uso da mesma.
A banda surgiu de uma maneira bem inusitada, D2 andava pela rua com uma camisa de uma banda hardcore, e Skunk (que era artesão e vendedor de camisas de rock nas ruas do Rio) encontrou com ele, o que rendeu uma longa conversa e um início de amizade entre eles. Segundo D2, Skunk falava a todo momento sobre música, e inicialmente a banda tocaria rock, mas como nenhum dos dois sabia tocar nenhum instrumento, optaram pelo rap.
Foi quando um belo dia D2 chamou o Rafael, Formigão e Bacalhau na banda, o que deu início a um instrumental de guitarra, baixo e bateria. A banda tem um caráter bem original, quando era perguntado a eles que estilo eles tocavam, eles respondiam: nós tocamos "Raprocknrollpsicodeliahardcoreragga".
O primeiro disco deles foi o Usuário, emplacou o hit "Legalize Já" que sofreu censuras no seu videoclipe, emplacou também "Mantenha o Respeito" e teve a participação especial de Black Alien e o DJ Zé Gonzales. Segue o álbum (de 1995) abaixo.
Usuário rendeu 150 mil cópias, e em 1996 indo para 1997 a banda se sentiu na obrigação de gravar mais um álbum, afinal estavam muito conhecidos. O nome desse álbum é uma crítica interessante, pois logo após o primeiro álbum algumas regiões estavam proibindo o show ou a aparição de cartazes da banda, até a prisão da banda inteira em um show em Brasília, por uma suposta "apologia as drogas", daí vem o nome: "Os cães ladram, mas a caravana não para", a caravana não parou, com um Habbeas Corpus conseguiram a liberdade e conseguiram fazer seus shows normalmente, faturaram um disco de platina com esse álbum.
BNegão sai da banda, e D2 começa a pensar em uma carreira solo. Mas antes disso acontecer fizeram seu terceiro disco. "A invasão do sagaz homem fumaça" emplacou a música "Contexto" e foi o último trabalho deles.
O final da banda aconteceu em um MTV Ao vivo, que foi depois disso que anunciaram o fim de seus projetos, em 2001.
Bom, podemos dizer que o Planet Hemp foi uma banda que teve seu apogeu, e souberam administrar isso e acabaram no seu apogeu. E abriu a mente de muita gente sobre a legalização da cannabis. Foi uma banda que conquistou sua fama no cenário musical muito rapidamente, foi alvo de muitas críticas.
Eu fico por aqui, acho que foi um post bem trabalhado, não quis expor muito minha opinião para o post não polemizar ou exaltar idéias apologéticas. TecAmigos, até a proxima.
Série Bandas Apreciadas:
Los Hermanos
Counting Crows
Nenhum comentário:
Postar um comentário