Por que o sistema brasileiro de educação não funciona?

Olá caros leitores (as), eu estou a alguns dias matutando essa pergunta na minha cabeça. Sabemos que há várias coisas no nosso país que não funcionam direito, mas a educação é precária.
Neste post colocarei minhas opiniões, minhas ideias, talvez eu não seja a melhor pessoa para tratar desse assunto, mas isso me incomoda, e quero compartilhar essas ideias com vocês.

Bom, eu desde pequeno estudei em escola particular, então nunca tive essa relação direta com escolas públicas, no ensino médio, entrei em uma escola pública, um setor técnico. Tenho que entender que por ser ensino médio, não será a mesma coisa do fundamental, os professores aparecem lá, dão a matéria e pronto, se vira companheiro.
Mas na verdade não é esse o ponto que quero chegar, eu gostaria de apontar na verdade, o pensamentos induzidos pela escola ao aluno. Quando somos crianças, somos seres influenciáveis, a sociedade nos molda da forma a ser aceitos. Primeira relação, fora os pais, é a escola. Uma coisa que notei é que desde nossa jornada para o futuro somos altamente induzidos a ser empregados. Já parou para pensar? Sempre dizem à nós: 'Estude muito, passe numa faculdade, arrume um bom emprego, para ter uma boa vida no futuro'. Depois que li alguns livros do autor Robert Kiyosaki passei a notar essa constante afirmação. Se você conhece o trabalho dele pode estar se perguntando: 'A realidade dos americanos é totalmente diferente do que a nossa, então porque devemos levar em consideração conselhos deles?'. Acho que os americanos realmente tem uma realidade diferente da nossa, pois pensam diferente, agem diferente. Para não falarem que estou 'puxando o saco' de americano, os europeus também são assim.
Não digo que devemos abandonar a escola, fugir dela (nas condições atuais até que não seria má ideia), mas até conseguirmos mudar o estilo extremamente da era industrial, nosso país continuará com essa massa de seres trabalhadores, que fingem não ver os problemas em baixo do seu nariz, trabalhando a vida inteira para conseguir comprar uma casa maior, um carro do ano, pagar seus impostos sem ficar com dívidas, sobreviver com uma miséria de aposentadoria... Sinceramente, essa não é a vida que eu quero pra mim. Nós deveríamos ser incentivados a ler, estudar o que gostamos, aprender sobre finanças, criar, aprimorar. Mas não, somos uma grande fábrica de empregados, para trabalhar para pessoas que criam, aprimoram, estudaram o que gostaram, estrangeiros.
Enquanto não mudarmos nossa maneira de pensar, de influenciar as crianças, não sairemos desse atoleiro. Pense a respeito disso, e compartilhe se gostou.

Nenhum comentário: